Extrato PIS 2020 – Consulta, Saldo, Valor, Calendário, Como Sacar

O Programa de Integração Social beneficia milhões de trabalhadores todos os anos, e um dos serviços mais utilizados pelos cidadãos cadastrados no mesmo é a consulta de extrato PIS 2020. Através deste processo será possível consultar se há lançamentos futuros ou algum valor disponível para saque.

Melhor dizendo, este é um benefício pago anualmente à todos os trabalhadores que exercem ou já exerceram serviço remunerado com carteira assinada em alguma empresa. Esta bonificação é direcionada aos empregados que recebem até dois salários-mínimos mensais e que estão inscritos no programa há, pelo menos, 5 anos.

Elaboramos este artigo com o intuito de melhor informar as pessoas a respeito do Extrato PIS. Portanto, continue acompanhando o conteúdo abaixo e entenda como realizar a consulta do histórico de pagamento do seu benefício. Vamos lá!

O que é o Extrato PIS 2020?

Para aqueles que não sabem, o Programa de Integração Social foi criado na década de 70 e veio com a missão de aumentar a distribuição de renda entre os trabalhadores formais de empresas brasileiras, além de contribuir com o crescimento da mesma.

Extrato PIS 2020

E como vimos, a consulta Extrato PIS veio para facilitar a vida de muitos trabalhadores. Por meio deste procedimento é possível ter acesso à todo histórico de transferências e pagamentos dos benefícios realizados no programa.

Portanto, se você está desejando consultar o seu extrato no programa e não sabe como fazê-lo, basta acompanhar o tópico a seguir. Aproveite para conferir todas as dicas passadas no passo a passo explicativo que elaboramos.

Como consultar Extrato do PIS?

Existem duas maneiras de estar consultando o seu extrato no Programa de Integração Social, sendo uma delas através de uma agência Caixa ou Casa Lotérica. Para isto, basta dirigir-se até uma das Unidades mencionadas e apresentar alguns documentos:

  • Documento oficial com foto;
  • Número do NIS / PIS 2020.

Chegando lá, informe que deseja emitir o extrato do seu benefício para poder visualizar os lançamentos e conferir se ainda há algum valor a ser sacado. Feito isto, dentro de poucos minutos o histórico será emitido.

Mas, ainda existe uma maneira mais rápida e prática de estar consultando o extrato PIS: por meio da internet. Através dela é possível realizar todo o procedimento, sem ao menos ter que sair de casa.

Entenda melhor como faze-la com o passo a passo abaixo:

Extrato PIS 2020

Passo 01. Primeiramente, acesse o site do PIS por meio do seguinte endereço: http://www.caixa.gov.br/beneficios-trabalhador/pis/Paginas/default.aspx.


Passo 02. Em seguida, no canto direito da página, clique no botão laranja “Consultar pagamento”.


Passo 03. O próximo passo será preencher os campos em branco de acordo com os dados solicitados. Será necessário ter em mãos o número do NIS e a senha para Internet. Caso não possua, você poderá cadastrar uma senha ainda no site.


Passo 04. Feito isto, para prosseguir clique em “OK”.


Pronto! Seguindo os passos mencionados logo acima, você conseguirá realizar a consulta do seu Extrato PIS em poucos segundos, além de conseguir consultar também várias outras informações a respeito do benefício.

Extrato PIS Ativo

Como muitos sabem, o Programa de Integração Social e o Programa de Formação de Patrimônio dos Servidores Públicos – PIS PASEP 2020, são contribuições sociais pagas por pessoas jurídicas à trabalhadores formais da iniciativa pública e privada.

E como já diz o nome, a sigla PIS Ativo serve para sinalizar que o seu número do PIS ainda se encontra ativo, ou seja, os trabalhadores que tem direito ao abono continuarão recebendo o benefício normalmente, de acordo com as datas estabelecidas no calendário PIS 2020.

Logo, o processo de consulta de extrato PIS ativo, é basicamente o mesmo que mencionamos no tópico anterior. Acesse o site da Caixa PIS agora mesmo ou dirija-se até uma das agências do banco para esclarecer maiores dúvidas a respeito do seu Programa de Integração Social.

Como sacar o PIS

O processo para sacar o PIS é muito simples e não exige que o trabalhador passe por procedimentos burocráticos. Mas, se ainda assim você tem dúvidas a respeito de como realizar o saque do seu benefício, basta continuar acompanhando as dicas deste tópico.

Antes de tudo, lembre-se que existem datas corretas estabelecidas pela Caixa Econômica Federal para que cada trabalhador possa estar sacando o abono, estas que estão presentes no Calendário PIS. Portanto, o primeiro passo a ser dado será o de consultá-lo.

Após ter verificado a data de recebimento do seu benefício, separe a seguinte documentação:

  • ​Documento oficial de identificação;
  • CTPS modelo informatizado – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Número do PIS/PASEP.O próximo passo será o de dirigir-se até uma agência da Caixa Econômica Federal para informar que deseja sacar o seu PIS. Quem possui o Cartão Cidadão poderá efetuar o saque diretamente nos Caixas Eletrônicos, correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas.

Já os cidadãos que não tem posse do cartão, deverão buscar, na agência da Caixa, o atendimento presencial e para apresentar os documentos mencionados acima e solicitar seu e cadastrar a senha.

E os trabalhadores que têm conta individual na Caixa terão o benefício depositado diretamente na conta, caso possua saldo PIS acima de R$ 1,00 e movimentação.


Depois de ter acompanhado estas valiosas informações relacionadas ao extrato PIS 2020, esperamos que todas as dúvidas tenham sido esclarecidas. Mas caso ainda possua alguma pergunta a fazer, deixe-a em um comentário abaixo e aguarde que responderemos assim que possível. Obrigado!

Deixe um comentário