Número do PIS 2020 – Como Saber o Número, Descobrir, Consultar CPF

O número do PIS 2020 é muito mais do que um simples número. Com o Programa de Integração Social, o PIS 2020, permite que o empregado da iniciativa privada tem acesso a uma série de benefícios determinados por lei.

O benefício é pago seguindo um calendário estabelecido pela Caixa Econômica Federal, instituição que gerencia os recursos do programa. Este calendário leva em conta o mês de nascimento dos beneficiados.

Acompanhe nosso artigo até o fim e entenda melhor sobre o número do PIS 2020, além de obter informações sobre como cadastrar o número, consultar e realizar o saque do PIS. Confira!

Como saber o Número do PIS 2020

Como já foi mencionado, o Programa de Integração Social é um tipo de contribuição social recolhida pelas empresas e que beneficia trabalhadores do setor privado. O dinheiro é recolhido pelas empresas e alocado ao Fundo do Amparo ao Trabalhador (FAT), onde parte pode ser sacada pelo contribuinte.

O número do PIS ou número de inscrição social é uma sequência de dígitos que identifica trabalhadores do setor privado. Podemos dizer que o número é um vínculo entre a pessoa física e a previdência social brasileira, ou seja, é uma forma de identificar o cidadão.

A seguir vamos te mostrar duas alternativas para consultar número do PIS, confira:

Carteira de Trabalho

Número do PIS 2020

Uma forma bem simples de saber o número do PIS 2020 é procurá-lo na Carteira de Trabalho, a CTPS. Assim que a CTPS é emitida pelo órgão do Governo responsável, o número vem impresso no documento. É bom lembrar que este número é o mesmo do NIS – Número de Inscrição Social.

Consulta pelo CPF

Número do PIS 2020

Uma outra forma de saber o número do PIS é através do site da Consulta CNIS em https://cnisnet.inss.gov.br/.

Através dessa página é possível descobrir número do PIS pelo CPF. Basta preencher os dados solicitados para conseguir visualizar o seu número cadastrado no PIS.

A Legislação Brasileira através da Consolidação das Leis do Trabalho – CLT, estabelece que os empregadores devem registrar e inscrever todos os funcionários registrados, com carteira assinada, no Programa de Integração Social – PIS, no caso do setor privado e no PASEP, caso a empresa seja do setor público.

Como Cadastrar o Número do PIS

O cadastro do PIS deve ser realizado pelo cidadão, pessoa física, e também pelas empresas. Para as empresas, a Caixa disponibiliza duas formas de cadastramento: online ou em lote, ambos acessados pelo Conectividade Social – CNS.​​

Veja a seguir um passo a passo com o processo de cadastro PIS 2020.

Número do PIS 2020

Passo 1: Emitir arquivo com os dados de todos os indivíduos a serem cadastrados;


Passo 2: Acessar o portal do Conectividade Social em http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx;


Passo 3: Entrar na caixa postal e clicar em “Nova mensagem”;


Passo 4: No quadro Selecione o serviço, clique em Envio de anexo cadastro NIS;


Passo 5: Informe o nome do documento e o anexe;


Passo 6: Para finalizar, clique em salvar e logo em seguida em Enviar. Após isso aparecerá o protocolo de pedido que deverá ser guardado para possíveis problemas.


Depois que as etapas acima forem concluídas, o empregador deverá esperar, em média, 2 dias úteis para que a Caixa encaminhe os números PIS/NIS solicitados.

Já o cadastro Online é um procedimento para empregadores que necessitam de uma resposta rápida do Número de Identificação Social (NIS)/PIS. É uma solução de cadastramento individual e o acesso é realizado através do Conectividade Social.

O acesso ao CNS é feito por meio de certificado digital padrão ICP-Brasil, caso a empresa já possua acesso ao pacote básico de operações, o serviço Cadastro NIS aparecerá automaticamente.

Para o cidadão o cadastramento é sempre feito por um agente: empresa, prefeitura, órgão de governo, todavia a manutenção do cadastro é feita somente pelo próprio inscrito, que deve procurar a Caixa quando necessitar atualizar seus dados cadastrais, exceto no caso do Programa Bolsa Família, em que a atualização é feita na Prefeitura.

Como sacar o PIS 2020

Como já foi observado neste artigo, os trabalhadores brasileiros são assegurados com uma lista extensa de direitos e alguns deles proporcionam auxílios financeiro, como o PIS.

O processo para sacar o PIS é bem simples e , a seguir, trazemos uma orientação de como você pode realizar o saque de seu benefício. Veja agora!


Passo 1: Fique atento ao calendário de pagamento e verifique a data de recebimento no site da Caixa em http://www.caixa.gov.br. Esta data varia conforme o mês do seu aniversário;


Passo 2: Separe a documentação necessária. Seu documento de identificação deve ser com foto;


Passo 3: Pronto, chegou o momento de se dirigir a uma agência. Para quem possui o Cartão Cidadão, é possível sacar o valor nos caixas eletrônicos Caixa Aqui e Lotéricas, já quem possui conta individual Caixa, tem o benefício depositado na conta.


Quem não possui o Cartão Cidadão deve se dirigir a uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Na Agência, o trabalhador pode aproveitar a oportunidade para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha.

A seguir, você confere a documentação necessária para realizar o saque.

  • ​Documento oficial de identificação (com foto);
  • CTPS modelo informatizado – Carteira de Trabalho e Previdência Social;
  • Número do PIS PASEP.

O número do PIS 2020 é uma informação fundamental para se ter em mãos no momento que você for requerer os benefícios oferecidos pelo Programa de Inserção Social. Não deixe de fazer o cadastro.

Caso ainda possua dúvidas sobre alguma informação apresentada neste artigo, por favor, deixe um recado, abaixo, para que possamos responder o mais rápido possível.

Deixe um comentário