PIS PASEP 2020 – Cadastro, Consulta, Calendário, Como Sacar

O Programa de Integração Social (PIS) e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PASEP), mais conhecidos pela sigla PIS PASEP 2020, são programas que beneficiam trabalhadores de empresas privadas, no caso do PIS, e empresas públicas, o PASEP.

Unidos, os programas beneficiam trabalhadores brasileiros que se encaixam em alguns requisitos estabelecidos pelo governo. Além disso, o PIS PASEP também asseguram o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço, FGTS.

Quer entender mais sobre o PIS/PASEP 2020? Então acompanhe o nosso artigo até o fim e saiba qual é a importância de conhecer o funcionamento dos programas e quais benefícios você tem direito. Confira!

O que é PIS PASEP 2020?

O PASEP é um benefício pago aos servidores públicos, que equivale ao Programa de Integração Social (PIS), oferecido aos empregados da iniciativa privada. O responsável pelo pagamento do PASEP é o Banco do Brasil.

PIS PASEP 2020

Todos os anos,  o Abono Salarial é pago a todos os trabalhadores com renda de até dois salários mínimos, cadastrado no programa há, pelo menos, cinco anos e declarados corretamente na Rais pelo Empregador. O valor do benefício é de até um salário mínimo.

Já no programa PIS, como já mencionado, beneficia o empregado do setor privado. O valor do PIS é de responsabilidade da Caixa​ e para receber, além de estar cadastrado, é preciso cumprir alguns outros requisitos.

A seguir, veja quais são os critérios para ser beneficiado pelo PIS PASEP 2020.

  • Estar cadastrado no PIS há pelo menos cinco anos;
  • Ter recebido remuneração mensal média de até dois salários mínimos durante o ano-base;
  • Ter exercido atividade remunerada para Pessoa Jurídica, durante pelo menos 30 dias, consecutivos ou não, no ano-base considerado para apuração;
  • Ter seus dados informados pelo empregador (Pessoa Jurídica) corretamente na Relação Anual de Informações Sociais (RAIS).

Cadastro PIS PASEP 2020

Para o cidadão o cadastramento no PIS 2020 é sempre feito por um agente: empresa, prefeitura, órgão de governo, todavia a manutenção do cadastro é feita somente pelo próprio inscrito, que deve procurar a Caixa quando necessitar atualizar seus dados cadastrais, exceto no caso do Programa Bolsa Família, em que a atualização é feita na Prefeitura.

O cadastro PIS também deve ser feito por empresas. Para as empresas, a Caixa disponibiliza duas formas de cadastramento: online ou em lote, ambos acessados pelo Conectividade Social – CNS.​​

Veja a seguir um passo a passo de como o cadastro PIS PASEP 2020 em lote deve ser feito.

PIS PASEP 2020

Passo 1: Emitir arquivo com os dados de todos os indivíduos a serem cadastrados;


Passo 2: Acessar o portal do Conectividade Social em http://www.caixa.gov.br/empresa/conectividade-social/Paginas/default.aspx;


Passo 3: Entrar na caixa postal e clicar em “Nova mensagem”;


Passo 4: No quadro Selecione o serviço, clique em Envio de anexo cadastro NIS;


Passo 5: Informe o nome do documento e o anexe;


Passo 6: Para finalizar, clique em salvar e logo em seguida em Enviar. Após isso aparecerá o protocolo de pedido que deverá ser guardado para possíveis problemas.


No PASEP 2020, para solicitar sua vinculação, a entidade deve dirigir-se por escrito a uma agência do Banco do Brasil e informar os seguintes dados:

  • Razão social;
  • Número da inscrição no CNPJ (Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas do
  • Ministério da Fazenda);
  • Endereço completo (com CEP e telefone);
  • Data de início das atividades.

PIS PASEP Consulta

Para saber se tem direito ao Abono Salarial PASEP, é possível solicitar essa informação através da Central de Atendimento do Banco do Brasil, nos seguintes telefones 4004-0001 ou 0800 729 0001. Ou através do Alô trabalhador no telefone 158.

Com o PIS, o processo para consultar também é muito simples, assim como o do PASEP. Abaixo você vai ver três passos de como fazer a consulta do PIS 2020. Veja.

PIS PASEP 2020

Passo 1: Acesse o site da Caixa em www.caixa.gov.br , insira o número do PIS e coloque a senha cadastrada;


Passo 2: Pelo telefone, é possível entrar em contato, gratuitamente, com a Central de Atendimento Caixa Cidadão pelo número 0800-726-0207, informando alguns dados solicitados, entre eles o número do PIS;


Passo 3: O trabalhador também pode ir até uma agência da Caixa Econômica Federal com o Cartão Cidadão e com o documento de identidade para realizar a consulta do PIS 2020.


O número do PIS é identificado, facilmente, na carteira de trabalho.

Como sacar

Os pagamentos do PASEP são realizados com crédito em conta para os correntistas e poupadores do BB, conforme calendário estabelecido pelo CODEFAT. Para os demais os saques podem ser solicitados agências do Banco do Brasil, pelo beneficiário do crédito, mediante a apresentação de um documento oficial de identificação.

Com relação ao PIS,  os valores podem ser retirados em uma agência Caixa, correspondente ou lotérica. Veja a seguir como fazer:

  • Quem possui o Cartão Cidadão pode efetuar o saque nos caixa eletrônicos da Caixa, Correspondentes Caixa Aqui e Lotéricas;
  • Quem não possui o cartão, deve procurar uma agência da Caixa e apresentar um documento de identificação. Na ocasião, o trabalhador pode aproveitar para solicitar o Cartão Cidadão e cadastrar sua senha;
  • Quem possuir conta individual na CAIXA tem o benefício depositado diretamente na conta, caso haja saldo acima de R$1,00 e movimentação.

Saber mais sobre o PIS PASEP 2020 é muito importante para que você possa obter o seu abono salarial de direito, sem problemas, desde que cumpra os pré-requisitos citados acima.

Caso ainda possua alguma dúvida, basta deixar uma mensagem nos comentários abaixo. Boa sorte!

Deixe um comentário