Quem tem direito ao PIS 2020 – Regras do Governo Federal

O PIS é a sigla para o Programa de Integração Social do Governo Federal que abrange diversos benefícios como: o Seguro Desemprego, abono salarial e FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e quem tem direito ao PIS 2020. O número do seu PIS é um número atribuído a quem trabalha na área privada.

O número do PIS é de suma importância para que as contribuições sociais dos trabalhadores sejam recolhidas pela empresa ou pelo órgão público e também para que o cidadão consiga consultar ou sacar o FGTS.

Se você quer saber quem tem direito ao PIS, acompanhe esse artigo que está cheio de informações valiosas para você!

 PIS 2020

O PIS 2020 é um benefício de fundamental importância para os trabalhadores brasileiros que se encontram em situação formal, ou seja, os trabalhadores que possuem vínculo com a empresa através da carteira assinada. Muitas pessoas se referem ao PIS como um décimo quarto salário, liberado todos os anos a partir do mês de Julho.

Quem tem direito ao PIS 2020

Infelizmente, a maioria dos trabalhadores não sabem se tem direito ao PIS 2020, e por esse motivo deixam de receber o benefício, justamente por falta de informação, por isso, que nas próximas linhas desse artigo, iremos passar muitas informações para que você saiba tudo sobre o PIS 2020, para que não corra mais o risco de perder esse benefício.

Quem tem direito ao PIS 2020

Para ter direito ao PIS, o cidadão precisa estar incluído nos requisitos abaixo. Estarão apto a receber o PIS 2020, todas as pessoas que:


01 – Tenham tempo de contribuição: O trabalhador precisa estar incluído no sistema do PIS há, no mínimo cinco anos. Sempre que a empresa ou instituição contratante registra o trabalhador, ele passa a fazer parte do sistema PIS.

Ou seja, se há pelo menos cinco anos o trabalhador estiver em regime de trabalho formal, então o mesmo se encontra dentro dessa atribuição.


02 – Ter uma remuneração mensal: Todos os trabalhadores que recebem, no máximo, até dois salários mínimos mensais, possui o direito de receber o benefício PIS. Até 2019, o salário mínimo no país contava o valor de R$ 998,00. Portanto, se a sua renda  for de até R$ 1.996 reais mensais, ele também está incluído nessa atribuição.


03 – Ter trabalhado formalmente esse ano: Se você tiver exercido atividade remunerada, comprovada em CLT, por pelo menos 30 dias dentro do ano-base, e se esse salário for menos de dois salários mínimos, isso também te garante mais uma das condições à receber o benefício do PIS.


04 – Estar incluído na declaração do empregador: Toda empresa ou instituição declara, de forma anual, uma relação sobre seus colaboradores. Isso garante para ele benefícios sociais, associados à impostos e condições de funcionamento.

Caso o empregador esteja em dia com a documentação da RAIS (Relação Anual de Informações Sociais), e também declarado o seu trabalho como colaborador vinculado à empresa, isso garante à última condição para o recebimento do PIS.


Se você atende à esses quatro critérios pré-estabelecidos que  garantem a validade do recebimento, é só consultar os canais de informação da Caixa quando será disponibilizado o pagamento do PIS 2020.

Você também poderá fazer essa consulta sozinho, acessando o site da Caixa Econômica Federal ou do 0800 PIS (0800 726 0207).

Cadastro PIS 2020

Existem duas formas de você realizar o seu cadastro PIS. A primeira é se dirigindo uma das agências da Caixa munido do CPF, documento de identificação original com foto e comprovante de residência atualizado.

A outra forma de realizar o cadastro PIS 2020 é de forma online, essa forma pode parecer ser mais complicada para algumas pessoas pelo fato de ser feito sem a ajuda de um funcionário da agência da Caixa.

Para fazer o cadastro online você deve ter as seguintes informações:

  • Nome completo;
  • Nome da mãe;
  • Seu CPF;
  • Data de nascimento;
  • RG.

O passo é simples, veja logo abaixo:

Quem tem direito ao PIS 2020

Passo 01: acesse o site do Ministério do Trabalho


Passo 02: Clique no canto superior esquerdo e selecione a opção “inscrição” e logo após “filiado”;


Passo 03: Após isso preencha todas as informações necessárias


Pronto, seu cadastro está feito! As duas formas de realizar o cadastro PIS 2020 são práticas e rápidas!

Como Consultar o PIS 2020

Todas as contas do PIS são voltadas para trabalhadores do setor privado, e todas elas são administradas pela Caixa Econômica Federal, é por lá que você poderá consultar o calendário PIS 2020, e é a Caixa a responsável também por divulgar as informações e por controlar os acessos relacionados ao valor PIS, entre outras coisas.

Logo abaixo fica mais fácil para você consultar PIS 2020, confira:

Quem tem direito ao PIS 2020

Passo 1: Será possível consultar o PIS indo até uma agência da Caixa PIS, com o Cartão Cidadão ou a Carteira de Trabalho (CTPS), pois neles há o número para consultar PIS  inscrito, e também tenha em mãos um documento de identidade com foto.


Passo 2: Outra forma, bem mais prática, será consultar o valor PIS 2020 pela internet, no site www.caixa.gov.br, sendo necessário que se faça um cadastro no site previamente, para gerar, entre outras coisas, uma senha de acesso. E para consultar o saldo PIS, será necessário informar também o número de inscrição do PIS.


Como sacar o PIS 2020

As regras de funcionamento do pagamento do PIS 2020 mudaram pouco ao longo dos anos, sendo que a versão mais atualizada coloca o seguinte: todos os trabalhadores da iniciativa privada que atenderem aos requisitos estabelecidos anteriormente terá direito ao PIS.

O pagamento funciona seguindo um calendário rígido, que possui a famosa tabela do PIS 2020, que mostra as datas de início dos pagamentos para os trabalhadores, de acordo com os meses de nascimento deles.

Gostou do nosso artigo sobre quem tem direito ao PIS 2020? Esperamos que sim! Caso tenha dúvidas deixe o seu comentário aqui.

Deixe um comentário